Sonhos – Como possibilidades de recados do Inconsciente (Self) para o Consciente (ego).

Cobra X Maça - Linda imagemO sonho tem provocado a curiosidade humana desde a Antigüidade, os avanços científicos do século XX e as descobertas que se prenunciam para o século XXI, principalmente no campo da Física Quântica e da Psicologia, levarão a uma compreensão mais adequada do campo dos sonhos.

Entre outros recursos, através dos sonhos o Inconsciente (Self) manda mensagens para o Consciente (ego). Considerando os sonhos como mensagens ao sonhador, Jung afirma que a consciência tende a rejeitar ou ignorar aquilo que é novo ou desconhecido. Os sonhos devem ser tratados sem suposições prévias e sim como expressões do inconsciente. Sua linguagem é completamente simbólica e nem sempre encontra correlações na cultura do sonhador e/ou raciocino lógico do mesmo. Sua mensagem, portanto, se levada ao pé da letra, nem sempre poderá ser compreendida. E muitas vezes, poderá apresentar conteúdos perturbadores, revelando os mais dramáticos conflitos interiores e, por ser inconsciente, pode levar o indivíduo à ansiedade, à angústia e a estados de humor incontroláveis. Pelo mesmo motivo, podem também, levar o sonhador a estados felizes e ditosos incomensuráveis, aliviando as tensões entre o consciente e o inconsciente.

É importante lembrar que todos sonhamos, todos dias, ou melhor nos períodos que dedicamos ao sono, mas muitas vezes não nos lembramos de nossos sonhos, por questões diversas, e dentre elas está a indiferença que temos por este fenômeno, seja por distração ou por ignorarmos o manancial de recurso que ele pode nos oferecer. Ampliando simbolicamente, todos os personagens, elementos, localizações do sonho, apresentam impreterivelmente, aspectos e conteúdos do próprio sonhador, possibilitando ainda mais os estudos e compressão do si mesmo. Os sonhos são atemporais e aespaciais, relativizando noções de causalidade. Jung dizia que o sonho não é o resultado de uma continuidade da experiência, mas o resíduo de uma atividade que se exerce durante o sono.

Especialmente para os psicoterapeutas, durante os processos analíticos, é possível que através dos sonhos dos clientes possamos estabelecemos diálogos permanente entre o que ele(cliente), conscientemente, não consegue dizer, mas que lhe será extremamente salutar saber, perceber, tomando consciência de suas próprias dinâmicas. Além do caráter pedagógico, os sonhos apresentam também elementos compensatórios e eventualmente premonitórios, mas que nem por isto deixam de se relacionar com o contexto de vida do próprio sonhador, mesmo que o sonho à primeira vista não apresente relação com este.

Falar sobre os sonhos, pois diz de si mesmo, é imensamente benéfico a saúde psíquica do indivíduo. Tanto melhor para aqueles que estão dispostos a empreender um trabalho analítico, ampliando a compressão de seus conteúdos oníricos com um analista/psicoterapeuta. Entretanto, para aqueles que ainda não começaram uma investigação pessoal deste tipo, mas que já tem o mínimo de curiosidade, termino este breve texto sobre o assunto, propondo um desafio!

Ao acordar procure observar se lembra de seus sonhos, pois podem ser mais de um por sono, e/ou ao logo do dia, caso esqueçam de observar pela manhã. E se lembrarem, mesmo que sejam fragmentos, dedique algum tempo para anotá-los ou gravá-los (pode ser no celular mesmo…). E procure comentar sobre eles com pessoas de seu convívio e estimule-as a lembrar de seus respectivos sonhos e compartilha-los também… Na antiguidade, as famílias contavam seus sonhos nas horas das refeições, intuitivamente, lançavam mão deste importante recurso terapêutico para fazer associações com o cotidiano, beneficiando de muitas maneiras suas vidas, seja por refletir mais detidamente sobre uma questão, seja por considerar outra perspectiva abordada por alguém que ouviu seu relato, e/ou por tantas outras possibilidades que possam surgir destes compartilhamentos de relatos oníricos.

 

Rosangela Corrêa – Psicoterapeuta – Especialista em Psicologia Junguiana

E-mail: roapcorrea@yahoo.com – Face: rosangela.apa.correa  –  Cel.: 55(11) 9.9883-4347

Consultórios: São Paulo – Pinheiro (em frente ao Sesc Pinheiros-Metrô Faria Lima) e Vila Madalena – (2 quadras do metrô Madalena) / Jundiaí/SP – Vila Liberdade

Atendimentos via Skype: rosangela.a.correa


Sobre Workshops: www.psicoterapiajunguiana.com/workshop

Sobre Sessões de Análise: www.psicoterapiajunguiana.com/sessoe


 

2 comentários sobre “Sonhos – Como possibilidades de recados do Inconsciente (Self) para o Consciente (ego).

  1. Ótimo tema abordado. Justamente o que venho me questionado e dado atenção dentre alguns anos. Após um sonho “vívido”, ou da qual eu tenha maior acesso, ou que fragmentos permaneçam em minha memória (técnica do diário dos sonhos), dedico minutos de meu dia para tentar analisar e tentar decifrar tais “mensagens” do inconsciente.

    Acredito que esta visão de sonhos como mensagens do inconsciente ao ego seja válida. Há outros fatores externos deste assunto principal que sustentam tal teoria.
    Ainda sim, mesmo que o sonho seja uma mensagem para o ego, temos influências de nossas ações e escolhas nele (inconsciente/ fora de nosso controle). Não sei descrever se isto é uma perspectiva errônea minha, porém quando realizamos escolhas em nossos sonhos (que seriam diferentes quando feitas conscientemente), acreditamos estar lá. Ou seja, as escolhas feitas em nossos sonhos reflete alguma necessidade ou quem realmente somos (reação). Esta possível “interferência”, me incomoda ao tentar considerar as mensagens do inconsciente como uma obra de arte ou filme. Como se o sonho possui-se um roteiro de mensagem, e nossas escolhas o intervém neste meio.

    Dentre diversos outros pensamentos e teorias relacionados(as), gostaria de saber se sua pessoa estaria aberta a um bate-papo informal.
    Grato;

    Curtir

    Responder
    • Olá Christopher,

      Obrigada pelo comentário, seja sempre muito bem-vindo à página. E parabéns por dedicar tempo para analisar as mensagens de seu inconsciente!
      Estou à disposição, caso queria ampliar e compreender melhor esta mensagens e dinâmica em seu(pessoal) processo de individuação, com acompanhamento profissional em sessões previamente agendadas.

      Atendo em consultórios na Vila Madalena-São Paulo-SP e Vila Liberdade-Jundiaí-SP
      Abraço,
      Rosangela Corrêa

      Curtir

      Responder

Deixe um comentário