Ampliação do tema

Certa vez, publiquei um breve post, cujo tema é “Sombra – Amiga ou Inimiga?!”, e uma leitora interagiu de maneira bastante incomoda com a imagem que escolhi para acompanhar o texto. Além da crítica acida, recomendo-me apagar a imagem…  Refleti por um tempo antes de expressar alguma consideração e agradeci, sinceramente, pela oportunidade que me proporcionou em ampliar este tema tão rico relacionado a Sombra. Portanto, compartilho aqui também em uma pagina exclusiva, vinculada ao tópico de conceituação do mesmo. A seguir, link da publicação em pauta:  https://psicoterapiajunguiana.com/2016/03/06/sombra-amiga-ou-inimiga/

“Jung diz no Processo de Individuação, na busca do Ser que estamos fadados a ser, ser singular, não mais cindido em psiques parciais, o mais inteiro e completo possível.
EscuridãoPrimeiro passo sugerido, é a integração do arquétipo “Sombra”, ou seja, tudo o que não aceitamos em nós e nos outros, o reprimido, o excluído da consciência, que invariavelmente, formam nossos complexos psíquicos destrutivos.
Por isto, a pergunta se faz necessária: “Sombra” amiga ou inimiga?, pois a escolha é sempre nossa, consciente ou inconscientemente. Portanto, quanto antes empenharmos disposições e recursos para integração dos complexos, melhor para nós mesmos principalmente, e também para todos e tudo que nos cercam.”

Texto da imagem, que sintetiza todo o contexto: “Conhecer a sua própria escuridão é o melhor método para lidar com a escuridão dos outros.” – C.G. Jung

E agora, algumas considerações e ampliações em torno dos conteúdos do texto, da imagem,  e aspectos sombrios emergidos!

“Compreendo que a questão racial e de gênero é uma ferida latente em muitos ainda, mas preciso lembra-la que o termo “escuridão”, como muitos outros termos, ideias, pensamentos, raciocínios que usamos na Psicologia Junguiana são simbólicos. E, enquanto estas identificações de menor valida, baixa estima, continuarem atuando, tomando e afetando de forma pessoal ou coletiva os indivíduos que entram em contato com estes elementos, jamais conseguiremos cauterizar e cicatrizar estas feridas ancestrais.

Ainda a tempo, colocarei uma breve argumentação sobre a imagem, pois seria muito extenso discorre conceitualmente todos os elementos. Aos meus olhos:…

* Vejo corpos lindos, e tanto faz se homens ou se mulheres;
* Vejo uma nudez, de todos os corpos, explicitadas de maneira tão singela e delicada, incapaz de agredir os pudorentos;
* Vejo os aspectos masculinos protegendo os aspectos femininos, pois inexiste movimentos violentos ou agressivos, o que se é possível perceber são harmonia e integração… Perceba como tudo é sintônico, inclusive sobre como as partes sexuais do feminino, estão protegida, sem possessão ou agressão.
* Vejo Indivíduo Feminino e Animus, que na psique feminina trabalha a projeção de vários aspectos masculinos de maneira plural;
* Vejo Sombra e Luz, sem este aspecto “depreciativo” ou “iluminado” que muitos atribuem… Mas como diz Jung, 99% do que consideramos sombra é OURO!…, pois tratam-se de recursos e elementos diversos.., e o que fazemos com eles é por nossa conta e risco.
* Vejo Inconsciente e Consciente, já ouviu ou leu aquela frase: “À luz da consciência”, pois bem, consciência é o que percebemos, seja de que maneira for, e inconsciente é o que está oculto, o que não migrou para consciência, ainda ou novamente, em função do fluxo dos elementos.

Enfim, acho a imagem linda e rica, e a frase do Jung gravada nela é irretocável.” Obrigada,

“Conhecer a sua própria escuridão é o melhor método para lidar com a escuridão dos outros.” – C.G. Jung

Rosangela Corrêa – Psicoterapeuta – Especialista em Psicologia Junguiana

E-mail: roapcorrea@yahoo.com – Face: rosangela.apa.correa  –  Cel.: 55(11) 9.9883-4347

Consultórios: São Paulo – Pinheiros e Vila Madalena – (2 quadras do metrô) / Jundiaí – Vila Liberdade

Atendimentos via Skype: rosangela.a.correa


Sobre Psicoterapia: https://psicoterapiajunguiana.com/psicoterapia/

Sobre Sessões de Analises: https://psicoterapiajunguiana.com/sessoes/

Consultórios(Fotos): https://psicoterapiajunguiana.com/sessoes/consultorios

Saiba mais sobre Sessões e Workshops: www.psicoterapiajunguiana.com/workshop